Powered By Blogger

terça-feira, 15 de maio de 2012

NA HORA MAIS ESCURA DA VIDA

Davi, porém, fortaleceu-se no Senhor, o seu Deus
I Samuel 30,6b

Samuel, o profeta havia ungido Davi para ser rei depois de Saul. Ele se tornara harpista e escudeiro do rei. Quando matou Golias, as mulheres de Israel cantaram:
"Saul matou milhares, e Davi, dezenas de milhares" (1 Sm 18,7b).
Daquela data em diante, acontecimentos bizarros passaram a ocorrer na vida de Davi: Saul tentou duas vezes matar a Davi atirando nele uma lança. Em seguida Davi fugiu e foi perseguido por Saul como um leão caça sua presa. Davi e seus soldados, um bando de renegados, fugiram para a terra dos filisteus. Lá o rei Aquis deu a ele a cidade de Ziclague, onde Davi e seus seguidores viveram por 16 meses. E lá ocorreu a tragédia: os filisteus declararam guerra a Israel. Novamente Davi viu-se na obrigação de lutar ao lado deles. Porém, os filisteus insistiram para que Davi e seus homens voltassem para Ziclague. E que choque eles tiveram! Ao invés de serem saudados por suas mulheres e filhos, a cidade havia sido destruída, e mulheres e crianças haviam sido raptadas e escravizadas pelos amalequitas.
Essa situação, no entanto, foi o ponto a partir de onde a sorte de Davi começou a mudar. E foi aí que ocorreu o versículo chave desse texto: "Davi, porém, fortaleceu-se no Senhor, o seu Deus"( 1 Sm 30:6b). Deus fez a Davi uma nova promessa:  esposas, filhos, posses foram recuperadas. Saul morreu no campo de batalha e Davi foi saudado como novo rei de Judá.
Todos esses acontecimentos fazem paralelo como o que Deus está fazendo em nossas vidas! Aflições, provações são muitas vezes permitidas por Deus e se acumulam, porém sem explicações. E vão, e vão até que chega o ponto em que se houver mais uma única pressão poderemos simplesmente explodir. E nesse ponto, providencialmente, surge uma intervenção que transforma todo o quadro e... que licões maravilhosas acabamos aprendendo! 
O auxílio humano é muitas vezes inútil, e só encontramos conforto e força, na presença do pai.
isso não acontece com todos nós? como podemos com mil combater aquele que vem até nós com 20.000? como podemos escapar da nossa cadeia de provações com portões de ferro trancafiados à nossa frente e com guardas ao nosso lado com espadas desembainhadas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário